Como

O princípio fundamental do projeto é despertar no cidadão comum o desejo pelo aprendizado, trazendo à luz seu poder transformador para cada em e para a sociedade.

Quando adquirimos conhecimento estamos, acima de tudo, buscando entendermos o mundo a nosso redor e a nós mesmos. Saber como as coisas funcionam só faz sentido quando entendemos nosso papel como interlocutor nesse processo.

Após analisar os casos recorrentes de falta de interesse, baixo rendimento e evasão escolar, percebe-se que a grande problemática esta dividida basicamente entre questões administrativas e de comunicação.

Dessa forma, temos que atuar em duas frentes distintas: uma que trata da gestão e organização das instituições e seus cursos. A outra trata dos elementos envolvidos na transmissão da mensagem principal - o conhecimento, ou o aprendizado. Sendo assim, temos um quadro que exemplifica o modelo de forma simples e direta:

Os elementos base são o Emissor (Professor) e o Receptor (Aluno). Tratar o indivíduo é uma matéria complexa e que requer conhecimentos profundos, muito bem trabalhada pela psicologia, pedagogia, sociologia entre outras "gias" - este não é o nosso objetivo. Claro que esses conhecimentos darão embasamento para a construção de meios eficientes de chegarmos ao nosso objetivo, trabalhando as particularidades de cada indivíduo, identificando as melhores formas de despertar o desejo por aprender e também a maneira mais eficiente e eficaz de reter aquilo que foi aprendido.

Os quadros destacados em laranja no diagrama representam os pontos em que podemos ter maior influência e sobretudo aqueles que criar grandes possibilidades de atingirmos o objetivo proposto. Através da definição correta dos métodos, ferramentas e sobre a forma de transmissão do conhecimento, conseguiremos trazer resultados muito mais consistentes e escaláveis ao modelo de ensino público em nosso país.

4 comentários:

  1. Olá, eu gostaria de utilizar esse diagrama em um trabalho da faculdade, como posso dar os créditos e pra quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, eu montei esse diagrama para explicar como ocorre o processo de aprendizagem. Ele é de uso público, assim como todo conteúdo aqui do blog. Se quiser colocar referência ao blog será de grande ajuda na divulgação. Segue exemplo:
      CAPARELLI, Felipe Gabriel. Diagrama Ensino-Aprendizagem. São Paulo, 12 dez 2013. Disponível em: http://ensinosocial.blogspot.com.br/p/blog-page.html. Acesso em 3 set 2017

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Imagina, eu que agradeço a atenção. Sucesso!

      Excluir