quinta-feira, 20 de junho de 2013

FazINOVA - o movimento da inovação




Gostaria de divulgar aqui, por conta própria, sem nenhum "jaba", o trabalho da área de empreendedorismo que foi iniciado este ano pela Bel Pesce (conhecida como a menina do vale) chamado FazINOVA.

Esta iniciativa tem como proposta desenvolver pessoas com perfil empreendedor, trazendo novos entendimentos sobre o assunto, ou mesmo abordando os temas atuais de uma maneira rica e diferente.




Nos links acima da pra conhecer um pouco sobra a história da autora e do projeto, então vou focar em dizer o que isso tem a ver com a educação pública, ou melhor, o que tem a ver com o Ensino Social.

Todo o projeto, seja ele social ou não, tem como foco principal acreditar em suas idéias, assumi-las como parte da sua vida e utilizar seus esforços para defendê-la. Os seja: isso é empreender. OK, eu sei que o termo tem uma vocação mais "organizacional". Mas perai... uma escola não é uma organização? Sim, oras bolas. Então ta tudo certo!

Voltemos ao projeto FazINOVA ... (discurso desestruturado) ... Ele nos traz algo novo para a educação, permitindo aos educadores de hoje uma visão muito mais ampla, expandindo nossa realidade para fora da caixinha. Li um texto que retrata bem isso no blog Docência "in loco", onde a autora Rosana Rogeri aborda de forma muito interessante os pontos em que devemos evoluir a capacidade de lecionar. A partir dessa abordagem o professor atual deve buscar aprender com seus alunos, absorvendo suas perspectivas e evoluindo sempre suas aulas. Não quero replicar o texto, mas quero deixar apenas os tópicos aqui para que o leitor possa ficar com um "gostinho" de quero mais:

  • Ouça seus alunos, peça feedback
  • Aprenda com seus alunos
  • Aposte em seus alunos
  • Mude o rumo de sua aula
  • Realize-se na sala de aula

  • Mais uma fonte de inspiração, de inovação, crescimento e aprendizado... boa leitura!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário