sábado, 3 de janeiro de 2015

Golden Circle (Cículo Dourado) - Como aprender?

Sou muito interessado em idéias de empreendedorismo, pois não consigo ver aprendizado maior do que viver aquilo que estudamos... Isso nos dá o propósito para aprendermos cada vez mais o mundo ao nosso redor. Se unirmos isso com assuntos que temos mais predileção, o que na linguagem terráquea significa: "fazer o que se gosta" - então, muito provavelmente, alcançaremos resultados valiosos em nossos estudos.

Mas qual a relação disso com o título: Golden Circle?

Não sei se você conhece este conceito, que hoje é muito utilizado por empreendedores para a criação de novos projetos, produtos, serviços, etc. O princípio fundamental é encontrar sentido no que se faz, antes de procurar encaixar uma idéia dentro do contexto mercadológico como lucratividade, escalabilidade, etc. Ou seja, ao invés de tentarmos fazer algo focado em seu potencial financeiro, devemos focar em algo que tenha um fundamento, um porquê de sua existência.

A pergunta fundamental a se fazer é: Porque? Qual sua real motivação? O que te faz querer aprender mais? Porque você precisa conhecer mais?

Esse tipo de questionamento nos leva a refletir melhor sobre o significado e a significância das coisas que fazemos em nosso dia a dia (não apenas centrado no estudo). Claro que esse é um tipo de pensamento que não é fácil de se ter, já que exige uma profundidade maior de auto conhecimento e de crítica em relação à si próprio. Sendo assim, esse tipo de visão não pode ser considerada no caso de crianças que ainda necessitam da orientação de pais e mestres para guiá-los até um caminho de conhecimento e saber, para somente quando chegar a sua maturidade psico-sociológica, poder desfrutar desse entendimento revelador/libertador.

Quando jovem eu sempre me questionava a respeito da real motivação dos estudos e muitas vezes me deparava com a visão de que: "algumas matérias não faziam sentido para mim e/ou para aquilo que eu desejava ser" (pelo menos naquele momento). Porém, um pouco mais a frente, percebi que o estudo me permitia ver o mundo de diferentes ângulos, sejam eles de uma visão mais mecanicista e exata, como a matemática, física e química, ou mais humanas como a geopolítica, filosofia, história, etc. Ambos os sentidos me levavam a um novo patamar, e que a partir dai pude desfrutar de novos questionamentos... aliás, o que é a vida senão uma sessão infinita de dúvidas (muitas vezes sem uma resposta).

É interessante perceber que as influências ao meu redor, que viriam a me motivar a gostar realmente de estudar, assim como gosto hoje, não foram diretas, nem impostas, seja pela família, escola, etc. Eu percebi essa necessidade e esse desejo de melhorar e de conquistar cada vez mais conhecimento, para me autoafirmar, me valorizar como ser humano. Tenho um lema: dessa vida só levamos nosso conhecimento. Acredito na vida eterna, no Céu, e acredito que lá seremos aquilo que construímos aqui. Esse é um dos pilares da minha motivação de conhecer cada vez mais. Talvez cada um deva encontrar o seu sentido para estudar, para se inspirar a saber cada dia mais. Pode ser para impressionar alguém, para se sentir melhor em seu meio social, para ganhar bem no emprego, ou conquistar algum cargo acadêmico.... sei lá. O importante é não desistir de procurar o seu WHY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário