segunda-feira, 6 de março de 2017

Visite uma escola


Já estava com saudades de escrever sobre educação e trazer coisas importantes para a melhoria do ensino em nosso país. Decidi fazer esta postagem motivado por uma conversa que tive a algum tempo com alguns amigos. Eles me contaram que ex-alunos da escola em que estudamos (Escola Estadual Prof. Emygdio de Barros, localizada no bairro Bonfiglioli, em São Paulo - SP), estão organizando uma visita e palestra motivacional aos atuais alunos atuais.

Achei a ideia sensacional, e totalmente coerente com o propósito do projeto Ensino Social. O que poderia ser melhor do que levar motivação e esperança aos alunos de escolas públicas, fazendo-os acreditar que é possível ter sucesso em suas vidas e carreiras profissionais mesmo estudando em colégios considerados pela sociedade como de baixa qualidade, frente a tantas escolas particulares?

Sabemos o quão difícil é para os jovens hoje ingressar no mercado de trabalho, ainda mais para jovens que estudam no ensino público, que em geral vem de uma realidade mais humilde e com menos recursos para competir por boas vagas. Mas acredito muito que cada um pode construir seu futuro, ser protagonista de uma história vencedora e com garra conquistar seu espaço.

Conheço diversas histórias interessantes de amigos que estudaram comigo nesta escola estadual e que hoje são empresários bem sucedidos ou que tem carreiras muito bacanas, que já viajaram o mundo, que são líderes em suas empresas. Cada uma dessas histórias é um ótimo exemplo para esses jovens que estão hoje iniciando a construção de seu espaço na sociedade e servem de incentivo poderoso para que eles possam acreditar em seus sonhos.

Dessa forma, imagino que cada um de nós possa contribuir de alguma maneira para que a escola pública, que pertence a todos os cidadãos brasileiros, e que dessa forma, deve ser apoiada, impulsionada e priorizada por nós para a formação de um novo Brasil. Afinal, não podemos esperar que nossos governantes vão investir para que a educação no país melhore, uma vez que é de interesse deles que ela continue gerando massa de manobra para que cada vez mais políticos de uma casta tradicional e oligarca se perpetue no poder.

Portanto, convido a cada pessoa que visite uma escola e apoie de alguma forma projetos que visem melhorar o ensino público, mesmo que seus filhos estejam estudando em colégios particulares. E incentivo que levem seus filhos para também contribuir nisso, para que eles vejam o quanto é importante compartilhar suas experiências e conhecimentos com outras pessoas.

Em tempos que virou moda "ocupar a escola", acredito que se devemos ocupar ela, devemos levar algo de útil, que realmente contribua com o ensino, e que não prive nossos filhos ou alunos do maior bem que eles tem em suas escolas: o Direito a Educação e ao Aprender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário