quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Educação Física e Artística

A muito tempo nossa rede pública de ensino tem empregado as disciplinas de Educação Física e Educação Artística em sua grade curricular.

Porém, não dimensionamos de forma clara quais suas reais aplicações e seus efeitos sobre o processo de aprendizagem.

Ambas tem papel fundamental no desenvolvimento físico e psicológico dos alunos e devem ser explorados em seu total potencial. Quero discutir pontos importantes a serem observados em cada um delas.

Educação Física

Em meus tempos de escola sempre relacionei essa disciplina com a prática do futebol e do vôlei, algumas raras vezes handebol e queimada. Quando meus professores pediam para fazermos algo diferente disso, geralmente, apareciam certas resistências, descontentamentos e estranhezas por parte dos alunos. O fato é que nunca ficou claro para os alunos que essa matéria deveria ser para aprendermos a trabalhar nosso físico de maneira saudável e através de atividades físicas diversas. Acredito que o uso da Educação Física foi e ainda é subutilizado pelas escolas, tanto públicas quanto privadas em nosso país. Ela deve ser muito melhor trabalhada em seus conteúdos e até mesmo as Faculdades de Educação Física devem repensar aquilo que é passado para nossos futuros educadores.

Hoje, essas Faculdades preparam nossos jovens para serem personal trainers, professores de academia de musculação, e para repetirem os mesmos procedimentos que vimos nas últimas décadas. Apesar de tanto se falar em vida saudável ainda estamos longe de termos nossas escolas preparando pessoas que gostam de praticar exercícios em seu dia a dia e com hábitos saudáveis.

Espero ver o dia em que utilizaremos essa disciplina efetivamente como um alicerce para o desenvolvimento físico e motor de nossos alunos, auxiliando em todo o processo de aprendizagem e permitindo inserir o real valor da prática de exercícios físicos na vida das pessoas.

Educação Artística

Muitos imaginam que essa matéria só tem algum valor na pré-escola, estimulando nossos pequenos a exercitar sua criatividade, explorando as cores, formas, etc. através de um mundo lúdico e divertido. Mas porque não aproveitar tudo isso a qualquer momento? Porque desvalorizamos o poder da arte como disciplina. Porque tratar apenas assuntos de história da arte em cursos mais avançados de Educação Artística? Queremos formar críticos de arte? Colecionadores de quadros? Acho importante ensinar sobre os artistas, suas obras, suas técnicas, porém, julgo muito mais valoroso o valor da arte como expressão individual do ser humano. Porque desprezamos o valor psicológico da expressão artística, seu poder relaxante; e não falo apenas de pintura, mas de música, dança, fotografia, cinema, teatro, etc. É tanto conteúdo que fica difícil até decidir por onde começar, poderíamos criar temas a serem trabalhados horas à fio.

Quero deixar claro que o uso da Arte em nossas escolas é de fundamental importância, trazendo uma experimentações aos alunos que nenhuma outra disciplina pode suprir. Professores: não deixem de usar ao máximo o seu amor as artes para gerar assuntos muito interessantes aos alunos. Não tratem todos da mesma maneira, afinal, como sempre defendo aqui, cada pessoa enxerga e aprende de forma diferente, o que pode ser legal para uns, para outros é um tédio. Pensem nisso!

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