quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ensino + Tecnologia

Internet. A vida do homem moderno gira em torno dessa realidade paralela. Você já parou para se pensar qual o principal motivo da existência desse mundo virtual?




A enciclopédia virtual Wikipedia define a Internet como "um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados." (Fonte: Internet, Wikipedia)


Quer dizer que o principio básico dela é dar acesso a dados e informações, informar, ensinar.

Claro que existem diversos outros motivos para sua existência, principalmente político e econômico, de controle e manutenção de poder como a própria História nos mostra. Todavia, mesmo sem querer, a criação dessa teia cibernética gerou toda uma nova realidade, que levou a expansão do conhecimento humano a patamares inimagináveis décadas atrás.

Existem diversos pontos a serem trabalhados com relação a existência da rede. Porém, o que quero tratar aqui é o fato de que quase todo o conhecimento da humanidade, hoje está disponível através da rede. Ou seja, um indivíduo conectado a Internet tem acesso a um universo de informações incrível, que se bem utilizado pode transformar sua vida. Como já discuti em outro artigo aqui neste blog, mesmo com o processo da inclusão digital ainda há muito que ser feito, pois muitos brasileiros desconhecem a rede, ou mesmo aqueles que tem acesso, desconhecem seus atalhos e por não terem bases para pesquisa dadas pelas escolas, ficam perdidos no meio desse mar de informações.

Outra grande questão é como ensinar nossos jovens a pesquisarem de forma correta e eficiente na Internet. Como instruí-los e incentivá-los a navegar nesse gigantesco oceano de dados. Muitas vezes o uso dessa tecnologia cria vícios piores em nossos alunos do que antes de sua inserção na rede, o famoso Ctrl+C e Ctrl+V (ou copiar e colar). Geralmente, ao conhecerem um pouco as ferramentas os alunos evoluem para uma outra fase, passam a usá-la como muleta. Muitas vezes plagiando trabalhos alheios ao invés de utilizá-los como fonte de inspiração para a geração de seus próprios, criando muitas vezes um resultado sem nenhum fruto de aprendizado.

Um outro ponto muito importante é o uso da tecnologia em um meio onde a metodologia se mantem a mesma. Será que a inserção da tecnologia no meio por si só é capaz de mudar o processo educacional? Achei um artigo interessante. Ele contém um vídeo bem simples, mas que deixa clara a idéia que estou tratando. Segue:

Blog Ensino à Distância - Artigo: Metodologia ou Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário