quarta-feira, 23 de maio de 2012

Qual a melhor maneira de Ensinar e Aprender?



A ciência moderna, através dos estudos de Howard Gardner, identificou que as pessoas não possuem apenas um tipo de inteligência com se acreditava até meados dos anos 80, mas múltiplos tipos. Alguns sites falam em 7 outros em 8 e até 9 tipos (estes são os tipos encontrados: Lógico-matemática, Linguística, Musical, Espacial, Corporal-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e Existencial). Não vou me aprofundar na descrição deles aqui - se quiserem saber mais leiam:
Grupo de Estudo de Inteligências Múltiplas - Imagine
Wikipédia - Inteligências múltiplas
Os 7 Tipos de Inteligência: de que Tipo é o seu Cérebro?
Os 8 tipos de inteligência

Temos ainda, diversas formas de aprendizado para diferentes perfis de alunos, assunto já tratado em outro artigo neste blog (artigo: Metodologia de Ensino)

É importante ressaltar que o assunto relativo a ensino e aprendizado passa por diversas disciplinas como psicologia, pedagogia, sociologia, filosofia, entre outras por se tratar de um tema complexo e um tanto quanto abstrato. Encontrei alguns textos e ensaios interessantes a respeito, que são: Introdução à psicologia escolar, por Maria Helena Souza Patto, Psicologia da Aprendizagem por Denise Hernandes TinocoEstratégias de Aprendizagem e Desempenho Escolar por Evely Boruchovitch

Tenho uma teoria a respeito do tema, que é a base para o desenvolvimento do projeto Ensino Social. Abaixo destaco os principais pontos:

  1. Relacionamento - Creio que a melhor maneira de aprendermos é através da cooperação, colaboração, do trabalho em equipe, do convívio social. Essa vivência nos permite aprender muito mais com as diversidades, pois cada um entende de uma forma que se soma ao compartilharmos nossas experiências. O princípio básico da formação da sociedade como a entendemos hoje é justamente o fundamento dessa teoria. É preciso aprender muito mais do que apenas letras e números, fórmulas e palavras. Acima de tudo, precisamos saber nosso lugar no meio em que vivemos, de que maneira encontramos ou conquistamos nosso espaço? Muitas vezes vi profissionais excelentes em determinados conhecimentos, experts em certos assuntos, mas que não conseguem obter excito, não só profissional, mas em suas vidas, por falta de relacionamento, de saber conviver com os seus próximos. Esse é o ponto mais importante que devemos trabalhar.
  2. Arte - Esse ponto é tão importante para nossas vidas, mas tão menosprezado em nossa cultura. Até hoje vejo um conflito enorme sobre o uso e a aplicação da arte nos processos educacionais e por mais bem aplicado que já tenha sido, sempre estará muito aquém do que poderia ser. A arte é tão ampla e poderosa, que é através dela que o Homem define suas épocas, seja pelos desenhos rupestres nas cavernas, pelo humanismo dos gregos e seu retorno no Renascimento - desenho, pintura, escultura, artes cênicas, dança, fotografia, cinema - A expressão humana, sua vida, sua sociedade é definida, descrita, narrada e registrada pela arte. Sem rótulos temporais a arte consegue ser produzida por qualquer pessoa, em qualquer circunstancia, psicológica, social, econômica, etc. Para mim, a arte é o elemento de conexão entre o ser humano e o Criador.
  3. Experimentação - Somente através deste elemento conseguiremos fixar realmente tudo aquilo que for aprendido. O cérebro é uma máquina incrível, e como tal, tem mecanismos específicos para controlar o que é importante, o que ficará armazenado. Isso é definido através do grau de importância do que foi aprendido e sua aplicação em nossa vida. A experimentação é crucial para o aprendizado, o que diferencia meros repetidores e decoradores de regrinhas dos seres pensantes e sábios.
E isso é tudo. Pouco?! 

Na realidade estes três princípios são tão amplos e complexos que para serem trabalhados corretamente na metodologia de ensino exigem um alto grau de experiência e uma pesquisa muito aprofundada. E para isso preciso de pessoas com boa vontade, com idéias para serem aplicadas na Revolução do Ensino Público.


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