Devemos repensar o motivo de termos uma divisão de matérias, as chamadas grades curriculares.
Elas se enquadram com o perfil de nossa atual sociedade? Com as exigências de nosso tempo? São flexíveis? As disciplinas "conversam" entre si? Quais são suas sugestões?
Meditando sobre o formato e a distribuição das grades curriculares nas escolas nos dias de hoje, cheguei a uma grade que considero bem abrangente e que pode ser trabalhada de uma maneira bem interessante:
- Cultura, História e Artes (História e Educação Artística) - a idéia é mixar o estuda da história das sociedades com a produção artística de cada época, desde a pré-história com seus desenhos rupestres até a sociedade contemporânea com a arte pós moderna;
- Ciências Aplicadas (Matemática, Física, Química e Biologia) - o termo Aplicadas é o ponto principal no que diz respeito a nova forma de ensinar ciências exatas e biológicas. Dessa forma, podemos mostrar aos alunos onde aplicaremos uma série de conceitos obtidos em aula e abriremos espaço para discutirmos a diferença da teoria e da prática;
- Povos e Terras (Geografia e Sociologia) - agregamos muito mais valor no estudo da Geografia quando adicionamos o elemento humano. Isso é evidente, porém, essa visão deve estar estritamente relacionada para o entendimento dos alunos;
- Linguagem e Expressão (Português, Inglês e Espanhol) - o estudo das línguas se torna muito mais intuitivo e valorizado pelos alunos quanto os envolvemos no processo histórico e cultural de cada povo, buscando as expressões artísticas da literatura, música, etc. para dar maior enfase ao valor da linguagem.
Muito bom, adorei!
ResponderExcluirMuito obrigado! Vamos juntos construir um novo modelo para a educação pública em nosso país.
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